Notícia

I Encontro Médico Acadêmico de Pato Branco reuniu professores, pesquisadores e estudantes

Publicado dia 21/08/2019 às 09:16

Na última semana, de 15 a 17 de agosto, aconteceu o I Encontro Médico Acadêmico de Pato Branco – FADEP, um evento técnico-científico, organizado pelo Centro Acadêmico de Medicina XXV de Setembro e coordenação do curso de Medicina da Faculdade de Pato Branco (FADEP). Paralelamente, nos dias 16 e 17, ocorreu o I Workshop Acadêmico de Hematologia e Hemoterapia do Sudoeste do Paraná. A programação nos três dias contou com cerca de 20 atrações, por meio da participação de professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da área de Medicina de instituições públicas e privadas.

A programação organizada pelo Centro Acadêmico chamou atenção por agregar profissionais de diversas Instituições de Ensino Superior, com experiência em áreas emergentes da Medicina, o que demonstra a representatividade do curso de Medicina da FADEP, pois, embora ainda “jovem”, vem assumindo espaço na educação médica do Paraná, bem como no Sul do Brasil.

De acordo com a presidente do Centro Acadêmico de Medicina XXV de Setembro, Lara Gandolfo, a realização do evento alcançou os resultados esperados e, por ser a primeira edição do Encontro Médico Acadêmico, foi conduzida para que seja possível a realização das próximas edições, enquanto um legado para o curso de Medicina da FADEP. “Ao longo dos anos vamos aprimorar nossas habilidades a fim de tornar esse evento uma tradição para o nosso curso de Medicina”, disse.

A acadêmica Luísa Tonin Sartoretto, 1ª secretária do CA, enalteceu que os momentos com os palestrantes contribuirão significativamente na formação dos acadêmicos de Medicina da FADEP. “Buscamos profissionais de diversas áreas da Medicina e outras áreas da Saúde para que pudéssemos abranger o máximo de assuntos nesses três dias de evento. Da mesma forma, conseguimos que os acadêmicos de todos os períodos do curso de Medicina pudessem aproveitar ao máximo as palestras e os minicursos. Conseguimos contar com a participação de excelentes profissionais da cidade, inclusive do corpo discente da FADEP. Além disso, estiveram presentes palestrantes de Curitiba, Toledo e demais regiões do Brasil”, destacou Luisa.

A vice-presidente do CA, Laura Maria Voss Spricigo, destaca a importância da solenidade de abertura, realizada em 15 de agosto, momento em que foi evidenciada a representatividade da programação. “Estiveram presentes na cerimônia de abertura a Direção Acadêmica e Coordenação do curso de Medicina, Diretoria do Centro Acadêmico de Medicina XXV de Setembro na gestão 2017/2019, bem como autoridades de empresas que nos auxiliaram com o patrocínio. Na oportunidade, conseguimos demonstrar o nosso potencial como Centro Acadêmico e a nossa força de vontade ao realizar um evento tão grandioso como foi o I Encontro Médico Acadêmico”, salientou.

Destaques da programação

Entre os destaques da programação, estiveram o Dr. Fernando Carbonieri, médico que fundou a Academia Médica do Brasil em 2012 e a Health School em 2018, sendo consultor, especialista em bioética, com sólida experiência em criação, inovação aberta e desenvolvimento de negócios digitais em saúde.

Destaque, ainda, para a participação do Dr. Denys Fujimoto e da Dra. Violete Pettito Laforga, que ministraram o I Workshop Acadêmico de Hematologia e Hemoterapia do Sudoeste do Paraná – foram palestras abordando patologias e transtornos relacionados ao sistema hematopoiético, exames diagnósticos e demais assuntos relacionados a fisiologia desse sistema.

Outra figura importante foi o Dr. Álvaro Cesar Cattani, cardiologista de Pato Branco e professor do curso de Medicina da FADEP, que além de ministrar duas palestras sobre a cardiologia, também contribuiu para a construção do evento.

Houve a participação, ainda, do acadêmico de Medicina Carlos Eduardo Merss, coordenador da Regional Sul II e coordenador de Educação para a gestão 2019 da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM), bem como coordenador Setorial de Toledo para a executiva do Diretório Central Estudantil da UFPR. Na ocasião, Carlos abordou temas ligados a diversidade e direitos humanos, oportunizando uma reflexão sobre os povos indígenas, comunidade LGBT, pessoas portadoras de deficiência física e mental, entre outros indivíduos negligenciados pela comunidade em geral e pelos cuidados da Medicina.

O Centro Acadêmico

A diretoria do Centro Acadêmico de Medicina XXV de Setembro é formada pelas acadêmicas Lara Gandolfo (presidente), Laura Maria Voss Spricigo (vice-presidente), Luísa Tonin Sartoretto (1ª secretária), Letícia Godel (2ª secretária), Joyce Regina da Cruz (1ª tesoureira) e Adryelli Damo Lavarda (2ª tesoureira.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 6º período de Publicidade de Propaganda da FADEP; Maria Clara Guarneri Costa, acadêmica do 2º período de Publicidade de Propaganda da FADEP; e Rafaela Rodrigues Suzin, acadêmica do 2º período de Publicidade de Propaganda da FADEP.