Notícia

Pato Basquete conhece infraestrutura da FADEP e articula atividades esportivas para as categorias de base

Publicado dia 21/08/2019 às 09:44

Na segunda-feira (19/08), a Faculdade de Pato Branco (FADEP) recebeu a visita do coordenador-geral do Pato Basquete, Carlos Magno Lettrari dos Santos e do técnico das categorias de base da equipe, Eduardo Henrique de Oliveira Sichelero. Eles vieram conhecer a infraestrutura que a FADEP oferece, os espaços integrados do Complexo Esportivo Multiuso, além dos serviços prestados pelas clínicas dos cursos da área da Saúde. A visita foi acompanhada pelo coordenador de Planejamento Institucional da FADEP, professor Claudio Müller.

O cronograma de atendimento e treinos das categorias de base do Pato Basquete, na FADEP, fruto do convênio firmado na última quarta-feira (14/08), inicia na próxima semana, com treinos e atendimentos na Instituição sempre às segundas, quartas e sextas-feiras. De acordo com o coordenador-geral do Pato Basquete, Carlos Magno Lettrari dos Santos, a partir deste projeto com o FADEP, serão trabalhadas três vertentes para o desenvolvimento do esporte local e regional: social, categorias de base e rendimento.

“Já conseguimos chegar em competições de o alto nível, como é o caso do Novo Basquete Brasil (NBB) com o time adulto. Agora, a parceria com a FADEP representa a possibilidade de estarmos levando as categorias de base a um nível ainda maior, porque poucas equipes no Brasil possuem um trabalho nesse sentido e uma parceria tão completa, dispondo de infraestrutura, profissionais gabaritados e acadêmicos em formação que, certamente, contribuirão para o desenvolvimento dos nossos atletas. Isso nos deixa felizes e motivados, focados em desenvolvermos um trabalho referência, pois será o primeiro nesse formato na região Sudoeste do Paraná, sendo um dos poucos no Estado e no Brasil”, enfatiza Carlos Magno.

O coordenador de Planejamento Institucional da FADEP, professor Me. Claudio Müller, ressalta que a FADEP realizará um trabalho multidisciplinar. Para isso, todos os cursos da Instituição atuarão juntos, de forma integrada, em um projeto inovador voltado ao futuro do esporte regional. “Para a FADEP, este projeto transcende o basquete. Queremos contribuir na formação de atletas e cidadãos, comprometidos com causas sociais. Temos a convicção de que o sucesso nas quadras será consequência natural de toda essa iniciativa”, destaca Claudio.

A coordenadora da Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação (COPPEX), professora Ma. Marielle Sandalovski Santos, enaltece a representatividade da parceria enquanto uma oportunidade para práticas de extensão e campo de estágio para acadêmicos das mais variadas áreas e cursos ofertados pela Instituição. “Essa parceria constitui-se em mais uma das formas através da quais a FADEP fomenta o desenvolvimento regional. É fantástico participar da evolução de crianças e jovens, contribuir com o bem-estar social, através do esporte, e oportunizar aos nossos acadêmicos a transposição para a realidade do aprendizado construído, tornando-o significativo. Vibramos com mais essa conquista”, salienta Marielle.

Formação de atletas e cidadãos

Neste momento, os atletas que utilizarão a infraestrutura da FADEP compõem a equipe Sub 17. O técnico da equipe, Eduardo Henrique de Oliveira Sichelero, enfatiza que a prática do esporte, voltada ao rendimento e ao desenvolvimento dos jovens atletas, deve ter o acompanhamento contínuo de profissionais qualificados, da área da nutrição, fisioterapia, psicologia, entre outras.

“Esta será uma mudança necessária e significativa para os nossos atletas. Aqui, na FADEP, teremos a estrutura e o acompanhamento de profissionais, então, o foco agora será outro, pois faremos um trabalho bem diferenciado. Até então, estávamos voltados no desempenho dentro da quadra, agora será um rendimento físico mais detalhado, trabalhando ainda modalidades aquáticas, por exemplo. Nossos atletas terão uma infraestrutura de série A”, pontua Eduardo.

O técnico lembra, ainda, que há 9 anos Pato Branco não chegava à final da divisão B dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs) – conquista que aconteceu em julho, quando a equipe Sub 17 do Pato Basquete conquistou o título na 32ª edição dos JOJUPs, na fase regional que aconteceu em Palmas. “O objetivo, agora, é chegarmos na série A dos Jogos da Juventude e nos mantermos nessa categoria, buscando sempre o aprimoramento e a excelência. Eu, como atleta que disputou essas modalidades, representando Pato Branco, posso dizer que hoje a motivação é diferente, pois temos toda a infraestrutura e apoio da FADEP, em que poderemos usar cada espaço da Faculdade, para que os nossos atletas sintam-se cada vez mais à vontade e motivados”, completou.

Atualmente, a equipe Sub 17 do Pato Basquete traz no currículo competições como o Campeonato Estadual, os Jogos Escolares e os Jogos da Juventude. São 13 atletas, três do Rio de Janeiro (RJ), um de Belo Horizonte (MG), um de Franca (SP), um de Guarapuava (PR), um de Palmas (PR) e seis de Pato Branco (PR).

A parceria entre a FADEP e o Pato Basquete prevê, ainda, a criação de um núcleo de iniciação esportiva, com moradores que residem nas proximidades da FADEP, no Bairro Fraron, envolvendo crianças a partir dos 9 anos de idade.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 6º período de Publicidade de Propaganda da FADEP.