Notícia

Acadêmicos de Pedagogia socializam resultados de estágios realizados em escolas da região

Publicado dia 25/06/2019 às 09:17

Na noite da última terça-feira (18/06), o curso de Pedagogia da Faculdade de Pato Branco (FADEP) realizou a socialização dos resultados das práticas de estágio desenvolvidas pelos acadêmicos do 5º período, a partir das disciplinas de Bases Metodológicas no Ensino Fundamental e Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental (4º e 5º anos). Os acadêmicos atuaram em escolas públicas e particulares da rede municipal de ensino, nas cidades de Pato Branco, Mangueirinha, Itapejara d’ Oeste, São Lourenço d’ Oeste, Saudade do Iguaçu, Bom Sucesso do Sul e Verê.

Conforme explica a professora Ma. Elizandra Fiorin Soares, no Estágio Supervisionado os acadêmicos fazem uma investigação diagnóstica para conhecer o espaço de estágio, em especial a turma de alunos em que irão estagiar. Num segundo momento, os futuros pedagogos preparam os planejamentos das aulas para o desenvolvimento junto aos alunos, tornando-se, assim, professores estagiários na condução da aprendizagem.

“Há uma relação entre teoria e prática que precisa ser aproximada dentro do curso de Pedagogia, por isso, a vivência da prática nos espaços escolares formais (escolas), permite aos acadêmicos estabelecerem a reflexão teórica nos cursos de graduação,  o que culmina na formação de profissionais capazes de resolver situações e problemas da prática educativa com assertividade, devido ao domínio dos conceitos teóricos”, destaca a professora Elizandra.

Após a apresentação das bancas de socialização, a professora Elizandra destacou o desempenho dos alunos. “Nessa trajetória, foi possível perceber o crescimento de cada um, com a autorreflexão dos pontos que foram fortes, bem como dos pontos que precisam melhorar. Ainda, possibilitou uma troca de experiências entre os acadêmicos, comunidade local e professores convidados, os quais cederam e contribuíram na formação dos nossos acadêmicos.  Evidenciou-se, nesse processo, o desenvolvimento da autonomia profissional dos alunos da FADEP, que caminham para a emancipação da identidade como professores éticos, a partir da atuação no espaço formal escolar”, enfatizou.

O estágio em Pedagogia

Para os acadêmicos de Pedagogia da FADEP, a socialização de estágio é uma consequência de todos os estágios da Educação Básica, realizados até o momento: Educação Infantil; Ensino Fundamental 1º, 2º e 3º anos; e, este último, Ensino Fundamental para 4º e 5º anos. O Estágio é uma etapa obrigatória no Curso de Pedagogia, segundo resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.

“Na própria resolução, há uma abertura para a valorização de práticas educativas em que acadêmicos que já trabalham/atuam na área possam ser contemplados com tempo de atuação, permitindo que as práticas educativas possam ser exploradas como campo de extensão, em que o principal objetivo é relacionar atividades práticas, da academia com a comunidade local, possibilitando espaços de formação inicial e continuada”, completa a professora Elizandra.

A coordenadora do curso de Pedagogia da FADEP, professora Ma. Tânia Raber Bertelli, destaca que o estágio curricular é o primeiro contato formal com o exercício da profissão. “É quando o aluno vivencia e se aproxima do lócus profissional. Esse momento é um marco na vida acadêmica e na formação, pois, o aprendiz pode olhar o contexto real relacionando a ação, reflexão e a posterior ação transformada, que pressupõe o movimento dialético”, salienta.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 5º período de Publicidade de Propaganda da FADEP.