Notícia

Alunos e professores de Publicidade e Propaganda apresentam oito artigos no Intercom Sul 2019

Publicado dia 25/06/2019 às 09:26

Congresso regional aconteceu de 20 a 22 de junho, em Porto Alegre (RS), confirmando-se enquanto um dos principais eventos acadêmicos da área de Comunicação do país


De 20 a 22 de junho, alunos e professores do curso de Publicidade de Propaganda da Faculdade de Pato Branco (FADEP) participaram do XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Intercom Sul 2019, realizado em Porto Alegre (RS). Na ocasião, o curso apresentou oito artigos científicos, compartilhando conhecimento por meio da integração com diversas instituições de Ensino Superior, de todo o Sul do Brasil. 

O acadêmico do 5º período de Publicidade e Propaganda, Felipe Motohiro Bando, apresentou o primeiro artigo em um evento acadêmico e enalteceu a experiência. “Participar do Intercom certamente é uma experiência única. No primeiro ano que participei do evento, em 2018, fiquei deslumbrado com a possibilidade de ter um trabalho feito por mim e por meus colegas sendo analisado, debatido e publicado no âmbito acadêmico em nível nacional. Agora, em 2019, tivemos a possibilidade de realizar tal sonho. Foi um caminho árduo, desde a concepção da ideia, passando pela sua concretização, até a apresentação no congresso, mas valeu muito a pena”, contou.

Para a acadêmica do 3º período de Publicidade e Propaganda, Alana Oliveira, a possibilidade de apresentar um trabalho acadêmico, estando ainda no segundo ano da graduação, foi desafiador. “Quando realizamos o trabalho dentro de sala de aula, enxergamos a oportunidade para irmos além, também por sabermos a grandeza de um artigo apresentado no Intercom. Extraímos conhecimentos que serão levados durante toda a nossa jornada acadêmica, pois tivemos a oportunidade de apresentar nosso trabalho em um congresso com peso nacional, onde recebemos muitas considerações positivas. Isso tudo foi emocionante! Seremos eternamente gratas por ter essa experiência logo no início da vida acadêmica”, pontuou.

O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da FADEP, professor Me. Claudio Müller, destaca que a mobilização existente, em prol da produção de pesquisas interdisciplinares, está oportunizando a criação de um núcleo de iniciação científica específico, voltado para docentes, acadêmicos e egressos do curso. “Estamos organizando muitas novidades e tratativas para que a pesquisa acadêmica seja incentivada, cada vez mais, em nosso curso, principalmente porque já demonstramos o nosso potencial e o quanto podemos evoluir ao unirmos criatividade à produção científica, explorando a interdisciplinaridade inerente à área da Comunicação”, avalia.

Trabalhos apresentados

A professora Ma. Jozieli Cardenal apresentou o artigo “Imprensa Alternativa e Contracultura: A Mediação Social do Pasquim na Ditadura Militar”, resultado de pesquisas que desenvolve desde a graduação. Juntamente com o professor Gelson Barbosa, ela realizou o estudo "Aprendizagem Ativa no Desenvolvimento de Aplicativos Sociais: a Interdisciplinaridade no Curso de Publicidade e Propaganda da FADEP”, um relato de caso a partir de experiências vividas pelos docentes à frente das disciplinas de Projeto Experimental I e II. O professor João Faccio, mestrando do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), apresentou o artigo “A Violência Comum Entre Ex-cêntricos: sob “A Coleira do Cão” e ‘Amores Perros’”, que tem como co-autor o professor Dr. Wellington Ricardo Fioruci, da UTFPR-Câmpus Pato Branco.

Participação expressiva dos alunos

No total, sob orientação da professora Jozieli, foram sete artigos aprovados e 5 apresentados, a partir das disciplinas de Semiótica e Projeto Experimental I. No 3º período, os acadêmicos desenvolveram análises comparatistas de capas de revistas nacionais, buscando identificar mudanças discursivas e transformações sociais. Os artigos apresentados, a partir dessa proposta, foram: “O Papel dos Signos na Mudança do Discurso Social: Uma Análise Semiótica Sobre a Função da Figura Feminina em Capas da Revista Elle Brasil”, de autoria das acadêmicas Alana Oliveira e Natalia Festinalli, do 3º período; e “Da Saúde à Política: Semiologia Aplicada Para Críticas Implícitas em Revistas”, de autoria dos acadêmicos Gabriel Chiarani Bernardi, Peterson Elias Ferreira dos Santos, Rogerio Argenton Sabbi e Stacy Naomi Onomichi, do 3º período.

Com o 5º período, também na disciplina de Semiótica, foi proposto o processo de criação e análise de Histórias em Quadrinhos, de autoria dos próprios alunos, cuja concepção e defesa acompanharam os conteúdos estudados em sala de aula. Nesse sentido, os trabalhos apresentados, foram: “Criação e Análise Semiótica da História em Quadrinhos ´Heróis Invisíveis´: o Olhar Social da Publicidade e Propaganda”, de autoria dos acadêmicos Amanda Hagnes Bortoli Fernandes, Laraíne Hwang do Nascimento, Alan Eduardo Winkoski e Cristiane Fernanda Dorigon, do 5º período; e “Aos Seus Olhos: a Semiótica Inserida no Processo de Criação e Análise de Uma História em Quadrinhos Enquanto Mediadora de Reflexões Sociais”, de autoria de Bruna Aparecida Alves de Oliveira, Daniele Facciocchi, Douglas Maciel Prestes e Felipe Motohiro Bando, do 5º período.

Em 2018, Fernanda Zancanaro, Maikelly Ribas Kurpel e Mariah de Oliveira  Davila produziram o artigo “O Papel da Publicidade na Inclusão da Mulher em Profissões Predominantemente Masculinas: Um Estudo Sobre o Mercado de Trabalho da Área de Engenharia Civil na Cidade de Pato Branco (PR)”, na disciplina de Projeto Experimental I, ministrada pelos professores Gelson Barbosa e Jozieli Cardenal, qual também foi apresentado nesta edição do congresso.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 5º período de Publicidade de Propaganda da FADEP.