Notícia

FADEP apoia Prefeitura para realização de projeto de Ginástica Rítmica

Publicado dia 28/10/2019 às 09:02

A Faculdade de Pato Branco (FADEP) está sendo parceira da Prefeitura de Pato Branco na realização do Projeto de Ginástica Rítmica, iniciativa que, atualmente, atende 250 crianças e adolescentes entre 06 a 14 anos, estudantes da rede pública e privada de ensino. No Centro Esportivo Multiuso da FADEP, as aulas acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h.

De acordo com a diretora de Planejamento da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, professora Adriana Carla Manfredini, o projeto abrange turmas de nível iniciante, intermediário, avançado e treinamento. O grupo que está utilizando a estrutura da FADEP é o de treinamento, cujas ginastas treinam as qualidades físicas exigidas pela modalidade, como flexibilidade, força, coordenação motora, entre outros exercícios, onde também ensaiam as séries (coreografias) para a apresentação no Festival de encerramento do ano de 2019, que acontecerá em novembro.

A parceria com a FADEP iniciou neste segundo semestre, com a cedência das instalações da Faculdade, que além do ginásio de ginástica, também possui aparelhos da modalidade. “A importância desta parceria se deve ao fato de que este espaço físico adequado para o treinamento da modalidade, especialmente quando pensamos em dimensão de tamanho e altura”, pontuou Adriana.

Adriana também evidencia a importância da viabilização de parcerias entre o poder público e instituições de Ensino Superior, como a FADEP, visando o fomento do esporte local. “A contribuição para o esporte local é, justamente, o apoio que a FADEP oferece, no caso da modalidade de Ginástica Rítmica cedendo as instalações, mas sabemos que a Faculdade é apoiadora de outras modalidades que levam o nome do nosso município a nível regional, estadual, nacional e internacional”, destacou.

Ela também avalia que o apoio da FADEP contribuirá para fortalecer a modalidade no cenário local e regional. “Quando falamos em Ensino Superior, entende-se que ali se encontra o que há de melhor para a formação do cidadão e com a FADEP, possuindo o curso de Educação Física, esta parceria torna-se importante do ponto de vista didático-metodológico e mercadológico, pois o curso possui a disciplina de Ginástica Rítmica e temos poucos profissionais que atuam com a mesma, isso a nível de Paraná e Brasil”, enfatizou Adriana.

Em 2019, a equipe do Projeto participou dos Jogos Escolares do Paraná, com três ginastas, e dos Jogos da Juventude do Paraná, com duas ginastas obtendo resultados significativos. “O principal objetivo do Município é difundir e fomentar a modalidade, oportunizando às crianças e adolescentes a prática de um esporte que desenvolve os comportamentos cognitivo, afetivo-social e principalmente o motor”, completou Adriana.

Integração acadêmica

A coordenadora do curso de Educação Física da FADEP, professora Dra. Fernanda Hernandes Figueira, conta que os acadêmicos desenvolvem atividades das disciplinas curriculares como projetos integrados, aprendizagem motora, lazer, entre outras. “Nossos alunos aplicam testes motores e organizam palestras de saúde e bem-estar para as meninas que participam do Projeto de GR. Com a realização do projeto, aqui na FADEP, as participantes têm acesso a uma infraestrutura única na região para essa modalidade esportiva e nossos alunos aprendem mais sobre a GR”, destacou. 

Para Fernanda, a participação da FADEP no Projeto de GR oportuniza o desenvolvimento humano, por meio do esporte. “Desenvolvemos nossos alunos tecnicamente e, a partir disso, também possibilitamos um processo educativo mais eficiente para todos. Com projetos como este, formamos cidadãos comprometidos com a sociedade, disponibilizando um ensino de qualidade, capaz de gerar conhecimento, aproximando nossos alunos da comunidade e a comunidade do ambiente acadêmico”, finalizou.

------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 6º período do curso de Publicidade e Propaganda da FADEP.