Notícia

Publicidade e Propaganda lança a primeira edição da Revista Inquieta

Publicado dia 29/11/2019 às 05:54

Na noite da última segunda-feira (25/11), o curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Pato Branco (FADEP) realizou o lançamento da Revista Inquieta. Esta primeira edição nasceu na disciplina de Projeto Experimental I e tem como temática a perspectiva da sustentabilidade a partir do veganismo. O periódico contou com a participação voluntária de professores e alunos, de diferentes períodos e também do curso de Gastronomia, constituindo, assim, um projeto interdisciplinar e intercursos. O lançamento contou com a presença de alunos, professores, direção e convidados.

A Revista, que tem caráter experimental, poderá ser elaborada por outros grupos e períodos, com edições anuais ou semestrais. Para a acadêmica do 6º período de Publicidade e Propaganda da FADEP, Amanda Hagnes Bortoli Fernandes, integrante do grupo que propôs e criou a primeira edição da Inquieta, a escolha por uma revista experimental impressa se deu pelas diversas possibilidades que a produção oportuniza em termos de experiência acadêmica.

“Quando nos deparamos com periódicos impressos de outras instituições, nos sentimos provocados a mostrar como somos capazes de produzir um material genuinamente nosso. Se há um sentimento que possa descrever o que vivemos hoje, diante da primeira edição, eu o desconheço. É um misto de emoção, felicidade, orgulho e muita gratidão. Além do sentimento de esperança, de que o projeto tenha continuidade e estejamos, enquanto curso, sempre em constante e inquieta evolução”, enfatizou Amanda.

Na disciplina de Projeto Experimental I, ministrada pelos professores Gelson Barbosa e Jozieli Cardenal, os acadêmicos desenvolvem artigos científicos e produtos midiáticos, abordando problemáticas sociais e o papel da Comunicação Social no desenvolvimento social e humano. Nesse sentido, o grupo optou em estudar o veganismo. “Temos a condição de levar informações coerentes e completas às pessoas, de forma criativa, elaborada e persuasiva. Mesmo que não possamos resolver os problemas sociais, podemos, sim, promover reflexões. No caso do veganismo, mostramos a grandiosidade da causa, junto ao seu viés sustentável”, pontuou Amanda.

O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da FADEP, professor Me. Claudio Muller, enfatiza a relevância da Revista. “Estamos vivendo um momento único em nosso curso. A Inquieta chega para coroar este momento e, certamente, fica como exemplo, para sempre primarmos por projetos ousados, criativos e que possam deixar um legado. Ao viverem a experiência de produzirem e viabilizarem uma revista, nossos alunos adquirem maturidade profissional, o que reflete diretamente no mercado de trabalho”, destacou.

Conheça a Inquieta

Com distribuição gratuita, a primeira edição da Revista Inquieta foi pensada e produzida para ter suas próprias características, sua identidade. Conta com 44 páginas e 20 textos autorais, divididos em editorias que discorrem sobre a cultura do veganismo, seus ideais, causa animal e sustentabilidade. Os conteúdos também abordam o papel da mídia e da Publicidade perante o veganismo, além de aspectos vividos pelo público vegano que reside em Pato Branco. Crônicas, receitas e dicas completam a diversidade do periódico.

Os textos são de autoria de acadêmicos e professores dos cursos de Publicidade e Propaganda e Gastronomia da FADEP. Professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também participaram, concedendo entrevistas. 

O projeto gráfico da Revista Inquieta é de autoria da acadêmica Joana Leticia Novello Brum. O grupo responsável pelo projeto é formado, ainda, pelos alunos Guilherme Luiz Bianco, Lucas Santos da Silva e Maria Eduarda Machado.  A versão digital desta primeira edição pode ser acessada em: http://bit.ly/RevistaInquieta.

------------

Matéria: Profa. Ma. Jozieli Cardenal Suttili / Jornalista MTB 9268 – PR

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação da FADEP

Fotos: Alan Winkoski, acadêmico do 6º período de Publicidade e Propaganda da FADEP.