Direito

Mercado de Trabalho

Campo de Atuação do Profissional
Destacam-se, entre as possibilidades de atuação do Bacharel em Direito, a Magistratura; o Ministério Público; as Procuradorias (federal, estadual e municipal); as Delegacias de Polícia (federal e estadual); a defensoria pública nos Estados; assessoria jurídica de empresas privadas ou instituições públicas; escritórios especializados em mediação, conciliação e arbitragem; docência.
Nas carreiras públicas, também há a opção de atuar nos cargos de analista nos diversos tribunais do país, como Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho e Tribunal de Justiça. 
Na advocacia, o bacharel pode optar pela área mais adequada às suas aptidões profissionais, tais como: área criminal, cível, empresarial, consumidor, trabalhista, tributária, ambiental, internacional, digital, seguridade social, desenvolvendo as seguintes habilidades: 

Direito Penal
O profissional do Direito Penal atuará na preparação de acusação e defesa em ações relativas a crimes e contravenções, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas.

Direito Civil
Essa é a maior área do Direito brasileiro, envolvendo diferentes especializações. O profissional deverá lidar com a representação de interesses individuais e particulares relacionados a bens, propriedades e questões familiares. À exemplo o Direito Contratual, que trata de uma área do direito para atuar na representação e no auxílio de pessoas físicas e jurídicas na elaboração e assinatura de contratos, ou ainda, o Direito Empresarial, área do Direito relacionada aos aspectos jurídicos do comércio, em que o profissional deverá atuar para defender os interesses dos empresários e seus negócios, como a abertura e o fechamento de empresas, questões envolvendo marcas e patentes, processos de falência e recuperação judicial.  

Direito do Consumidor
Aqui, o advogado deverá defender os interesses dos consumidores em relação aos fornecedores de bens e prestadores de serviços, devendo conhecer à risca o Código de Defesa do Consumidor.

Direito Trabalhista
O advogado representará pessoas ou empresas em ações e disputas que envolvam empregado e empregador, além de questões sindicais e relacionadas à previdência social.

Direito Tributário
O profissional tributarista ficará responsável pelos princípios e normas referentes à arrecadação e às obrigações tributárias e às atribuições de órgãos fiscalizadores, bem como realizar a defesa do contribuinte no recolhimento de impostos.

Direito Ambiental
O profissional poderá atuar em ONGs e empresas privadas em questões referentes à responsabilidade com o meio-ambiente, como licenciamento ambiental, infrações e outros aspectos referentes à legislação ambiental.

Direito Digital
Após o Marco Civil da Internet, este se tornou um mercado latente e o advogado especialista em Direito Digital é um profissional bastante valorizado. Neste ramo de atuação, o advogado será responsável por questões jurídicas relacionadas à internet e à informática, como as relações entre usuários e seus provedores, além todo tipo de e-commerce e bancos.