NAPED - Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente

Apresentação

O Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED), como setor pedagógico, é um espaço institucionalizado, de forma concreta e legalizado, com fins específicos e direcionados ao desenvolvimento dos processos de ensinar e de aprender em conformidade com o que rege o Projeto de Desenvolvimento Institucional e Regimento Geral da FADEP.
O NAPED tem como objetivo geral contribuir para que a ação pedagógica se torne mais significativa apoiada em ferramentas teórico-práticas que possibilitem aos professores pensar suas experiências vividas como sujeitos da educação, como profissionais responsáveis pela formação de outros profissionais. Tem nas suas metas o aprimoramento das relações professor-aluno, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem. Dá apoio e promove ações que visem à qualidade do ensino superior. Articula com a CPA a Avaliação Institucional e as discussões e providências de seus resultados, junto aos professores. Trabalha em conjunto com a Direção Acadêmica e às Coordenações de Curso, nas questões relacionadas ao Planejamento Institucional (PDI-PPI), aos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) e matrizes curriculares. Participa com os coordenadores de curso, da seleção de professores. Promove a qualificação acadêmica e atualização pedagógica do corpo docente. Suas atividades são traçadas numa proposta voltada à atuação comprometida com o conhecimento e com as exigências de um ensino superior de qualidade tanto ao que se refere aos cursos presenciais como a distância. 
Além do exposto anteriormente, O NAPED contribui desenvolvendo atividades permanentes como: realização de eventos periódicos, nos encontros pedagógicos, locais e institucionais sob a coordenação da Direção Acadêmica e sob a orientação da equipe pedagógica; disponibilização de material de orientação pedagógica; atendimento pedagógico individual aos docentes; levantamento de necessidades pedagógicas junto aos cursos; oferecimento sistemático e permanente de oficinas pedagógicas.